sábado, 11 de julho de 2009

Gemas e diamantes!

Quartzo Olho-de-Gato

entre os efeitos ópticos que despertam especialmente a atenção para algumas gemas, destacam-se o efeito de olho-de-gato e o asterismo.

Ambos podem ser vistos em algumas gemas lapidadas em cabochão (ou seja, com uma base reta e uma abóbada curva), seja em formato redondo ou oval, e esses efeitos ocorrem pela existência de numerosas inclusões fibrosas ou canais ocos muito bem orientados no interior do mineral: para o efeito de olho-de-gato, as inclusões se orientam paralelamente em feixe único, enquanto para o asterismo há vários agrupamentos de inclusões (onde são paralelas entre si) que se entrecruzam sob ângulos específicos, determinados pelas características do mineral.

O efeito de olho-de-gato (também denominado acatassolamento ou chatoyance) se caracteriza pela visualização de linha esbranquiçada na região central da gema, semelhante ao olho de um gato, que corresponde à reflexão da luz em cada uma das inclusões que têm arranjo paralelo entre si e estão expostas à luz (ou seja, as inclusões mais superficiais à área que está sendo iluminada da gema). Pela soma dos reflexos luminosos de cada uma das inclusões adjacentes resulta uma linha única branca de reflexão que se destaca contra a coloração de fundo da gema.

A linha que é visualizada move-se com a inclinação da gema e com a modificação da posição da fonte luminosa.

O efeito de olho-de-gato mais valorizado é o observado no crisoberilo. Tanto isto é tradicional que quando se diz apenas “olho-de-gato”, automaticamente se subentende que se está falando de um crisoberilo. Para as outras gemas, deve-se especificar qual é o mineral que tem o efeito, como “quartzo olho-de-gato” ou “turmalina olho-de-gato”.

As gemas de melhor qualidade são obtidas quando a base reta do cabochão é paralela às inclusões da gema e quando as inclusões são bem paralelas entre si.

Nessa situação, as gemas têm estria bem centralizada, definida, fina (não excessivamente), reta, geralmente branca e que se estende de um extremo ao outro da gema.

Adicionalmente, gemas translúcidas e sem inclusões evidentes são mais belas. O asterismo se caracteriza pela observação de uma estrela esbranquiçada na região central da gema, que corresponde à reflexão da luz nos vários feixes de inclusões que se entrecruzam. Geralmente, as estrelas têm seis pontas, mas podem ser encontradas estrelas de quatro ou doze pontas. As estrelas mais conhecidas e famosas são as que ocorrem em rubis e safiras, mas outras gemas também podem demonstrar asterismo, como quartzo e granada.

As gemas de melhor qualidade são aquelas em que o cabochão é lapidado com sua base reta bem paralela ao cruzamento das inclusões e onde essas inclusões são, em cada agrupamento, bem paralelas entre si. Valorizam-se especialmente as gemas que têm a estrela bem definida e centralizada, composta de linhas (ou raios) retos, com todos as pontas visíveis e se estendendo de um extremo ao outro da gema. As gemas que são translúcidas e preferencialmente não têm inclusões evidentes são mais valiosas que as opacas (e muito mais raras).

Aumenta a força mental, a vontade, a coragem e o vigor físico. Estimula a autoconfiança, a inteligência e contribui para uma melhor estabilidade.Usada para aumentar a beleza e preservar a juventude. Também impedir a ruína financeira. Excelente para jogadores. Esta pedra colocada num anel de prata, beneficia saúde mental afastando a depressão. Devido a sua aparência, o olho-de-gato ajuda no tratamento e doenças dos olhos.







DIAMANTE: Representa o puro foco divino. Por ser o mestre das curas, ajuda no poder de percepções espirituais e em funções cerebrais. Auxilia o organismo a eliminar as toxinas. Abranda ciúmes. É um moderado afrodisíaco. Quebra bloqueios da personalidade, dispersa a negatividade e engrandece todo o espectro de energias no corpo, mente e espírito.

Sem comentários: