quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Vêm aí noites com chuva... de estrelas


Fenómeno habitual de Agosto

12.08.2009 - 11h38 PÚBLICO
Hoje à noite fuja da cidade e instale-se confortavelmente numa cadeira com vista para o céu. A habitual chuva de estrelas cadentes de Agosto vai atingir o seu pico e, no Ano Internacional de Astronomia, até a Lua quis ajudar a melhorar o espectáculo.

Dizem os especialistas que vai ser possível assistir à "queda" de uma estrela por minuto. Não é preciso nenhum equipamento especial para assistir às chamadas Perseidas (o fenómeno parece ser proveniente de um ponto no céu junto à constelação de Perseus), apenas alguma paciência para seguir o rasto brilhante que às vezes parece insistir em surgir no local para onde não estamos a olhar no momento. Faz parte do "jogo".

Todos os anos, no Verão, a Terra cruza a rota das poeiras deixadas pelo cometa Swift-Tuttle (nome dos seus descobridores, Lewis Swift e Horace Tuttle em 1862). Quando penetram na atmosfera terrestre, a 59 quilómetros por segundo, os grãos de poeira desintegram-se. O mesmo é dizer que, nessa altura, chovem estrelas.

Se as nuvens não fizerem uma cortina para o espectáculo, as condições serão favoráveis para ver a chuva de estrelas, até porque a Lua não deverá causar problemas, prevendo-se que, por volta da meia-noite, exiba o seu quarto minguante e uma iluminação a 58 por cento.

É importante também que, para garantir boa visibilidade, se proteja das luzes da cidade que ofuscam o rasto das estrelas. As melhores noites de Agosto, dizem os especialistas, são hoje e amanhã.

Assegurando um cenário adequado é possível registar na máquina fotográfica o momento mas, este ano, há quem prometa mais do que isso. No âmbito da comemoração do Ano Internacional de Astronomia, um grupo de astrónomos amadores no Reino Unido promete que vai "tweetar" a chuva de meteoritos. Querem uma participação em massa que se deve prolongar até amanhã.

Para acompanhar esta moderna forma de observação vá a twitter.com com e procure o termo #meteorwatch ou siga @newburyAS, @astronomy209uk.

Sem comentários: